A trajetória florida de Maria Martha

23 abril 2018 | Gente que inspira, Parte da gente

– Minha vida toda foi entre rosas. Uma vida linda…

Aos 95 anos, Maria Martha é feita de lembranças e saudade. Sentimentos que só nascem daquilo que foi bom. E disso ela não tem dúvidas.

– Tive um casamento maravilhoso! Filhos maravilhosos! Uma família linda!

Vai repetindo, enquanto refaz sua trajetória em palavras.

Maria Martha Borges de Moraes e o marido, Léo Gomes de Moraes, foram pioneiros no cultivo e comercialização de mudas em Ribeirão Preto.

Martha conta que esteve à frente da primeira floricultura da cidade. Levava as rosas que o marido produzia para a decoração de casamentos e outras festas.

Fez florescer por aqui e afora. Acredita que foi responsável por mais de mil decorações, durante a trajetória que durou duas décadas.

– Eu colocava canteiros de rosas do começo até o final da igreja. Buscava inspiração na capital, porque no interior não tinha esse tipo de decoração. Fiz decorações em Campinas e até em São Paulo!

Além disso, criou seis filhos, é avó de 18 netos e nove bisnetos. Com o marido, escreveu linda história de amor, que estampa as dezenas de porta retratos que espalha pela casa.

Trajetória entre rosas, literalmente.

Jardim Santa Martha Ribeirão Preto - História do Dia

A família é feita de Marias. As quatro irmãs levam o nome que Maria Martha também deu às quatro filhas. Tradição entre as matriarcas.

O pai dela era farmacêutico e sua farmácia ficava bem ao lado de um roseiral, que enchia os olhos da Martha menina. Depois, teve uma fazenda e ela continuou crescendo entre flores.

Conheceu o marido em um Carnaval, aos 13 anos, na cidade de Jardinópolis, onde vivia com a família.

– Ele começou a dançar comigo, me deu um beijinho na testa e ficou para sempre.

Para se encontrarem na saída da escola diziam às freiras que eram primos. Ele a acompanhava no caminho e esse contato era o namoro da época.

Se casaram em 1944, ela com 22 anos e ele com 26. Moraram um tempo em Bauru, outro em Guarani, no período de 10 anos em que ele trabalhou na Cia Paulista de Estradas de Ferro.

A frase que ele lhe falou na formatura como engenheiro agrônomo passou a fazer sentido na década de 50: “Dias melhores hão de vir quando as roseiras florirem e eu tiver você para contemplá-las”.

Jardim Santa Martha Ribeirão Preto - História do Dia

Em 1950, ainda atuando na Cia, o marido realizou o sonho antigo. Comprou as terras do Jardim Santa Martha, em Bonfim Paulista.

No começo, eram 23 alqueires. Com a prosperidade do negócio, o casal conseguiu dobrar o espaço.

Produziam mudas ornamentais e frutíferas. E enviaram plantas até para o Nordeste do país.

– O governador de Aracajú nos visitou para conhecer as mudas. Naquela época, não tinha esse tipo de produção! Era muito difícil produzir rosas.

No começo, era Martha quem administrava o negócio, já que o marido conciliava a produção com o trabalho na Cia Paulista.

Ela relembra o dia em que tomou a decisão de deixar sua casa, em Ribeirão Preto, para viver no Jardim Santa Martha.

– Ele (marido) saía cedo e voltava a noite, e estava preocupado com o funcionário que administrava o jardim. Esperei ele sair para trabalhar, chamei o motorista e mandei levar os móveis da nossa casa. ‘Eu vou assumir o Santa Martha’, foi minha decisão.

Quando o marido voltou, soube que o jardim seria a nova casa da família. Dois anos depois, ele deixou o trabalho na Cia e, em 1957, abriram a floricultura.

– Ele ficava na produção e eu nas decorações!

Conta, cheia de emoção, que todos os dias pela manhã o amor se renovava em flores.

– Todas as manhãs, quando ele chegava do viveiro, me trazia um botão de rosas!

Jardim Santa Martha Ribeirão Preto - História do Dia

Martha cuidou das decorações até 1985. Se aposentou aos 63 anos para curtir os dias com o marido, depois de tanto trabalho.

Em 1995, ele morreu por um infarto, sem sobreavisos. De lá para cá, ela perdeu também os dois filhos homens que tinha.

– A saudade dói muito… sofro com as perdas…

Por isso, é feita de saudade e lembranças. Encontra nos netos e bisnetos a alegria para prosseguir.

– A minha família é linda!

Apenas uma das filhas, que seguiu para a Medicina, não acompanhou os caminhos do pai. Diz que todos os outros se formaram na área de agronomia e hoje cuidam das terras de Santa Martha.

Depois que o marido morreu, Martha passou a escrever suas lembranças em um livro. Mostra a história da família, encadernada e ilustrada com fotos.

– Que vida linda!

E repete mais uma vez.

Em 1997, realizou o sonho de ir para França. E lá, vendo os jardins de Monet, inflou o coração de orgulho.

– Tive lembranças lindas. Meu marido também produzia flores! Viver entre flores é um privilégio!

Na casa onde vive hoje, rodeada de plantas, não há roseiras. As flores, porém, continuam sendo as suas preferidas. Marca de sua história.

– Todas as noites, eu beijo o porta-retrato com a foto dos meus pais antes de dormir e digo: ‘Obrigada por ter nascido de vocês’. Todas as noites, eu beijo também a foto dos meus sogros e repito: ‘Obrigada pelo filho que me destes’. Todas as noites…

Continua a viver entre rosas. Rosas que, hoje, tem formato de saudade e amor.

 

Assine História do Dia por R$ 13 ao mês ou faça uma doação de qualquer valor AQUI!

Nos ajude a continuar contando histórias!

Compartilhe esta história

21 Comentários

  1. Carmen Faccio

    Querida amiga, me emocionei com essa pequena narrativa de sua vida, mas a grandiosidade de seus sentimentos demonstra seu afeto familiar e o amor
    pelas flores. Parabéns por essa trajetória carismática que mesmo com suas expressivas perdas sabe agradecer . Um beijo grande e nunca esqueça que sua vida foi caminhada com suas escolhas.

    • Martha

      Obrigada querida Amiga por participar da minha vida. Com carinho, abraços Martha.

  2. ELIZABETH DEL GUERRA PROTA

    Martha fico feliz em saber que mais pessoas conhecerão a sua tão linda trajetória através do História do dia
    Sim,porque nós somos privilegiadas por ter convivido com você bem de perto ,nestes últimos dez anos
    Aprendemos com você a sermos fortes, intrépidas corajosas,sem perder a delicadezae a sensibilidade para o belo e o bom
    Receba o meu mais profundo respeito

    • Martha

      Querida Amiga Beth, agradeço a sua mensagem, o seu carinho e dedicação para conosco. Abraços Martha

  3. Cicero

    Como faz bem para nossa alma resgatar o que de melhor nos vivenciamos… Tia Marta, esse é o legado e a herança que recebemos.. Esforço, ética, esperança de um futuro melhor, generosidade, carinho. Faço de suas palavras as minhas tb. Qta sorte ter nascido nesse núcleo de tios e tias. Um beijo pra vc de todos os sobrinhos tia Marta.

    • Martha

      Querido sobrinho agradeço a sua linda mensagem. Abraços, beijos com carinho para você e sua linda família, tia Martha

  4. Prof. José Seabra

    Sua história nos torna fortalecidos para viver. Também, nos traz a imaginação de quem continua na intensidade para continuar a sua jornada e mais vivencias que ainda virão entre as rosas que tanto cultivou. Um abraço afetuoso para ti!

    • Martha

      Caro prof.José Seabra, obrigada por participar da nossa história.
      Abraço com carinho Martha

  5. Eliana Borges

    Minha muita querida Tia Marta, exemplo de força , amor e fé. Amo muito a senhora. Minha eterna gratidão . Naninha

    • Martha

      Querida Naninha, sua presença alegra a minha vida. Beijos tia Martha

  6. Léo Moraes Mendonça Ribeiro

    Tenho um grande orgulho de fazer parte desta linda família que minha adorável Avó “administra” com tanta maestria! Ter o nome de meu Avô Léo é uma enorme responsabilidade, pois ele foi um grande homem é acima de tudo uma pessoa de muito caráter, sucesso e carisma.

    Linda história minha querida avó! Parabéns por existir e nos proporcionar tanto carinho e conforto!

    • Martha

      Meu querido Neto Leo, obrigada por estar presente na minha vida. Ter o nome do seu avô é uma alegria para todos Nós. Beijos sua avó Martha

  7. LEO DE MORAES MENDONCA RIBEIRO

    Tenho um grande orgulho de fazer parte desta linda família que minha adorável Avó “administra” com tanta maestria! Ter o nome de meu Avô Léo é uma enorme responsabilidade, pois ele foi um grande homem é acima de tudo uma pessoa de muito caráter, sucesso e carisma.

    Linda história minha querida avó! Parabéns por existir e nos proporcionar tanto carinho e conforto

  8. Maria Clara

    Querida tia Martha, muito orgulho da senhora. Que bonita trajetória de vida e de amor que sempre transmite para todos nós. Um grande beijo com muito carinho!

    • Martha

      Clarinha querida, um beijo no seu coração com muito amor, tia Martha

  9. Juliana Moraes

    Vó Martha ,
    Nossas famílias se cruzaram lá na cascatinha e o hoje a tenho como vó e me orgulho muito disso, desta mulher guerreira de fibra que nos ensina a nunca deixar a peteca cair. Beijos com carinho da neta (agregada) Juliana

    • Martha

      Juliana querida, lembranças da Cascatinha onde passamos momentos felizes. Beijos para Você, Rodrigo, e os lindos bisnetos Pedro e Felipe. Vó Martha

  10. Julieta Rodini Engracia de Moraes

    Que bela estória! Quanta gratidão explícita! Fico feliz por ter convivido com sua família Tia Marta e ter vivenciado momentos incomparáveis no sítio. Gratidão por sua torcida em me incluir na família Moraes! Sempre me espelhei na sua estória de amor pra viver minha própria estória e honrar esta família maravilhosa que você construiu com sua garra, generosidade, amor e cumplicidade! Parabéns por ser o baluarte da família Borges, Moraes e Borges de Moraes!!! Viva!!!!

    • Martha

      Querida Julieta, você e Flávio estão sempre presentes na nossa Vida. Amamos Vocês! Beijos com amor da tia Martha

  11. Ana Maria Borges Barreto Tonelli

    Querida Tia Martha que previlégio ter a Senhora como minha Querida Tia Martha!! Forte e terna!! Sempre presente nas nossas vidas nos momentos de Alegria e de Dor…Sua história enobresse Nossa Família e nos Dá força o Seu testemunho de Amor por Sua Família próxima mas também por todos que vão passando por sua vida e precisam ser Amados Concretamente por lindas atitudes de Misericórdia!! Obrigado Tia Simplesmente por Tudo!! Beijos querida no Seu Coração Apaixonado pela Vida….pelas rosas…Rosas me lembram Sempre O Coração Imaculado da Virgem Maria, que A Protege por toda Vida!!!!

    • Martha

      Querida Aninha e linda família. Sinto saudade dos dias que passamos juntas no seu doce lar. Quando vier a Ribeirão Preto espero vê-los pois já estou com 95 anos muito idosa. Beijos com amor da tia Martha

Outras histórias