Nossa História

 

Todo mundo tem uma história para contar: é nisso que acreditamos!

 

História do Dia nasceu em fevereiro de 2017 pelo sonho de uma jornalista, com o objetivo de preservar a memória enquanto patrimônio imaterial por meio de trajetórias de vida transformadas em literatura.

Nosso acervo já soma mais de 400 publicações, produzidas a partir das técnicas do Jornalismo Literário e da História Oral. Entrevistamos pessoas comuns de Ribeirão Preto (SP) e região e transformamos suas narrativas em palavra escrita.

Laços de afeto e empatia são criados por meio dessas histórias. Ao conhecermos a trajetória do outro, nos aproximamos, nos conectamos ao entorno e semeamos empatia. Além disso, entre tantas notícias ruins, História do Dia desperta a consciência de que nosso dia a dia é feito de vivências positivas

Impossível passar por aqui e não sair com altas doses de inspiração. Concorda?

Contar histórias: um amor

Daniela Penha, idealizadora do História do Dia, é jornalista formada na Unesp e nas redações dos jornais Bom Dia (Bauru), Diário da Região (São José do Rio Preto) e A Cidade (Ribeirão Preto). Mestranda em Educação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto – USP e integrante do Gepalle (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento).

Entende o Jornalismo como a arte de descobrir o outro e encontrar o surpreendente naquilo que parece simples. É movida pela certeza de que há uma história incrível em cada esquina. Por isso, deixou o emprego como repórter de um grande jornal regional e lançou História do Dia em fevereiro de 2017, aos 27 anos, depois de muito pensar sobre o que queria fazer da vida.

 

Descobriu!

Nossos projetos

— História do Dia em livros —

As histórias do nosso acervo se transformaram em dois livros, lançados em 2018 e 2019, pela Editora Outras Palavras. As primeiras edições das obras somaram quase dois mil exemplares de tiragem – que já estão quase esgotados!

— História do Dia em exposições —

Nossas histórias se transformaram em exposições interativas e inclusivas que receberam milhares de visitantes. Elas retratam as trajetórias de vida por meio das múltiplas artes: vídeos, ilustrações, objetos, fotos e áudios. São mais um instrumento de divulgação e registro das memórias, além de fomentarem a escrita literária e a leitura.

— História do Dia em exposições —

Nossas histórias se transformaram em exposições interativas e inclusivas que receberam milhares de visitantes. Elas retratam as trajetórias de vida por meio das múltiplas artes: vídeos, ilustrações, objetos, fotos e áudios. São mais um instrumento de divulgação e registro das memórias, além de fomentarem a escrita literária e a leitura.

— Semeando —

Levamos rodas de conversa para crianças e adolescentes de diversas idades em escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto. Os alunos são inspirados a conhecer a história da cidade e de sua gente, escreverem sobre ela e produzirem também suas obras literárias. Estamos plantando a semente da valorização de nossas trajetórias.

— Compartilhando conhecimento —

Realizamos palestras, encontros, oficinas, com público de todo tipo, em diversos lugares do Brasil, para falar sobre escrita literária, memória, identidade, jornalismo literário, patrimônio imaterial entre outras temáticas que fazem parte de História do Dia.

Parceiros

História do Dia é mantido por meio de parcerias com empresas que acreditam na importância da preservação de memórias por meio da literatura.

Contamos também com o apoio do Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e com o fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, por meio da Lei Aldir Blanc.

 

Agrademos a cada apoio recebido e aos futuros apoiadores que virão.

Quem já apoiou?

Quem desenhou?

As ilustrações do “História do Dia” foram feitas pelo ilustrador ecartunista Lézio Junior, especialmente para esse projeto.